Renato Gaúcho renunciou ao cargo de técnico do Fluminense após a eliminação da equipe na Copa Sul-Americana. A decisão foi comunicada após o empate em 1 a 1 com o Lanús no Maracanã, resultado que garantiu a vaga para os argentinos, já que venceram o primeiro jogo por 1 a 0.
“Entreguei meu pedido de demissão”, afirmou Renato em coletiva de imprensa. “A partir de agora, outro vai estar aqui. Quero ver se ele vai escalar o time que o torcedor quer ou o time que ele acredita”, acrescentou.
O treinador se mostrou incomodado com as críticas da torcida, em especial com os comentários online. “Eu estou bem vacinado no futebol, sei da minha capacidade. O Guardiola, que eu considero o melhor treinador do mundo, estava sendo chamado de burro. Então hoje em dia no futebol nada mais me surpreende. Justamente devido às redes sociais. Todo mundo é treinador, todo mundo opina. Não são todos, mas muitos da rede social não entendem nada de futebol. E aí quem paga o pato é o treinador, o jogador”.
Em uma declaração forte, Renato afirmou: “O futebol acabou por causa das redes sociais. Tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia é uma guerra de críticas. Quando ganha tem alguns elogios, quando perde ninguém é bom, todo mundo é ruim. O futebol está caminhando para um caminho que, infelizmente, todos nós estamos perdendo. O futebol está acabando. Está no finalzinho. Essa é minha opinião.”
Renato Gaúcho havia assumido o comando do Fluminense em abril, após a saída de Mano Menezes. Durante sua passagem, dirigiu a equipe em 40 jogos, obtendo 21 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 59%.
Apesar da eliminação na Sul-Americana, a equipe chegou às semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, sendo derrotada pelo Chelsea, e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, onde enfrentará o Vasco em dezembro.
No Campeonato Brasileiro, o Fluminense ocupa a oitava posição com 31 pontos. O time, agora sob o comando interino do auxiliar Marcão, enfrentará o Botafogo em busca de quebrar uma sequência de oito derrotas consecutivas no clássico.
Fonte: jovempan.com.br