Um clássico paulista de peso agita a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo. São Paulo e Palmeiras medem forças a partir das 16h no Estádio Morumbis, em um confronto que expõe a realidade contrastante das duas equipes na competição.
O São Paulo ocupa a 7ª posição na tabela, somando 38 pontos, e mira uma vaga no G4 para garantir presença na próxima Copa Libertadores. Já o Palmeiras, com 52 pontos, está na vice-liderança e segue na luta pelo título nacional.
O momento das equipes é distinto. Enquanto o Palmeiras concentra suas energias na disputa pela liderança, o São Paulo busca se consolidar na zona de classificação para a Libertadores. A equipe de Abel Ferreira, inclusive, está nas semifinais da atual edição do torneio continental, onde enfrentará a LDU de Quito.
No comando técnico, a diferença também é notável. Abel Ferreira está à frente do Palmeiras desde 2020, enquanto Hernán Crespo retornou ao São Paulo nesta temporada, após uma breve passagem em 2021.
A história do confronto é equilibrada, com o São Paulo tendo uma leve vantagem, somando 110 vitórias contra 109 do Palmeiras, além de 104 empates. No entanto, o retrospecto recente aponta um domínio do Palmeiras, que não perde para o São Paulo há oito jogos. A última vitória do Tricolor Paulista aconteceu em 13 de julho de 2023, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.

Sou Gabriel Rimet, editor-chefe do Seu Estilo Futebol Clube, um espaço criado para quem vive e respira futebol todos os dias.