O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atacante Vitor Roque, do Palmeiras, nesta quinta-feira, abrindo a possibilidade de um desfalque importante para o clube paulista no confronto contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. O jogador pode ser suspenso por até dez jogos.
A denúncia decorre de uma publicação feita por Vitor Roque após a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo por 3 a 2 na última rodada do Brasileirão. Na imagem, o atacante, apelidado de ‘tigre’, compartilhou a foto de um tigre com os dentes cravados no pescoço de um veado.
O STJD enquadrou a atitude no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de ato discriminatório. A interpretação é que a imagem faz alusão a uma antiga provocação que se referia ao São Paulo como “time de viados”. A punição prevista para este tipo de infração varia entre cinco e dez jogos de suspensão.
Ainda não há data definida para o julgamento do caso. Portanto, permanece incerta a presença de Vitor Roque na partida contra o Flamengo, agendada para o dia 19 deste mês. O confronto é de grande importância, já que ambas as equipes estão empatadas na liderança do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos.
Além de Vitor Roque, o árbitro Ramon Abatti Abel e o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva também foram denunciados pelo STJD por supostamente terem deixado de observar as regras da modalidade. Caso sejam condenados, eles podem receber uma suspensão de 15 a 120 dias. A denúncia contra a arbitragem está relacionada a um lance envolvendo Allan, do Palmeiras, e Tapia, do São Paulo, em que um possível tropeço não foi assinalado como infração em campo.

Sou Gabriel Rimet, editor-chefe do Seu Estilo Futebol Clube, um espaço criado para quem vive e respira futebol todos os dias.