Brasileirão 2026: Tabela divulgada, Libertadores com menos vagas e novas regras

Brasileirão 2026: Tabela divulgada, Libertadores com menos vagas e novas regras

A tabela básica do Campeonato Brasileiro de 2026, com as 38 rodadas, foi divulgada nesta segunda-feira, juntamente com o Regulamento Específico da Competição. O documento oficializa mudanças importantes, como a redução no número de vagas para a Libertadores e um novo limite de jogos para transferências de atletas entre clubes participantes.

Na Libertadores, os quatro primeiros colocados do Brasileirão continuarão com vaga direta. O quinto colocado ainda terá a chance de disputar a fase preliminar. A mudança ocorre na vaga anteriormente destinada ao sexto colocado, que agora garante apenas uma vaga na Sul-Americana, e não mais na fase prévia da Libertadores. Essa vaga extra na principal competição continental será destinada ao vice-campeão da Copa do Brasil. As vagas para a Sul-Americana, inicialmente, serão do sexto ao 11º colocado, podendo haver alterações dependendo da posição dos finalistas da Copa do Brasil e da conquista de um título brasileiro na Libertadores.

Outra mudança significativa é o aumento do limite de jogos para que um atleta possa se transferir entre clubes do Brasileirão. O limite, que era de seis jogos em 2025, passa a ser de 12 partidas. A contagem dos jogos é feita a partir do momento em que o jogador entra em campo, seja como titular ou durante uma substituição. Caso um jogador se transfira entre dois clubes do Brasileirão, ele fica impedido de atuar por uma terceira equipe no mesmo campeonato. Cada clube poderá ter até cinco jogadores que já atuaram por outras equipes na competição, com um limite de três atletas vindos do mesmo clube.

A primeira rodada do Brasileirão 2026 está prevista para os dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão, Flamengo, estreará fora de casa contra o São Paulo, enquanto o vice-campeão Palmeiras enfrentará o Atlético-MG na Arena MRV. Outros jogos da rodada inaugural incluem Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos.

A segunda rodada já reserva um clássico paulista entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, nos dias 4 ou 5 de fevereiro. O primeiro clássico entre São Paulo e Palmeiras acontecerá na oitava rodada, com mando do São Paulo.

A competição será interrompida entre 2 de junho e 21 de julho, entre a 18ª e a 19ª rodadas, devido à realização da Copa do Mundo.

O Brasileirão de 2026 marcará a estreia do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), o fair-play financeiro da CBF, com as regras sendo implementadas gradualmente até 2029.

Scroll to Top